Nutrição Animal

FlexyPro

      FlexyPro é o farelo de glúten de milho ou sorgo enriquecido com leveduras. É um ingrediente com alto teor de proteína (37%) e metionina (0,97% de MS). Maior parte de PB é e PNDR – Proteína não degradável no rúmen (79% da PB) e a proteína da levedura tem alto valor biológico.

Aves       
     O FlexyPro é principalmente indicada pelo alto teor de xantofila, para realçar a cor amarela da pele de frangos. Resultados de pesquisa (ainda não publicados) mostraram que frangos de corte alimentado com FlexyPro apresentaram pigmentação mais amarela da pele. Além disso, com o alto teor de metionina (0,97% de MS) do Flexypro pode reduzir o uso de sua forma sintética.

Bovinos
      O FlexyPro tem grande destaque para bovinos de leite, de corte e ruminantes em geral por apresentar altos valores de proteína que não é degradada no rúmen (PNDR) com isso é uma importante fonte de proteína by-pass. Resultados de pesquisa (ainda não publicados) realizada na UFG de Goiânia apontam que a substituição parcial (33%) do farelo de soja na dieta de vacas leiteiras pode aumentar a produção. No gado de corte é recomendado, principalmente em animais em crescimento, pelo alto teor de metionina (0,97% de MS), que é um aminoácido que pode limitar desempenho.


Composição
      No quadro abaixo mostra a composição do produto e compara com o Farelo de soja. A principal diferença é no tipo da proteína, como mostra o quadro o FLEXYPRO possui alta concentração de PNDR.


Composição FlexyPro %
Matéria Seca (MS), % da Matéria natural 88%
Proteína Bruta (PB), % Matéria seca 42%
Proteína Degradável no Rúmen, % da PB 21%
Proteína Não Degradável no Rúmen, % da PB 79%
Fibra em Detergente Neutro, % MS 43%
Extrato Etéreo, % MS 6%
Cinzas, % MS 3%
Nutrientes Digestíveis Totais, % NDT 79%
Ca, % MS 0,11%
P, % MS 0,62%
S, % MS 0,55%
Lisina, % 1,67%
Metionina, % 0,93%