Quem nós somos

      A SJC Bioenergia é uma Joint Venture entre a Cargill e o grupo São João, que produz açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado), eletricidade, fibras, proteína e óleo, produtos destinados ao mercado nacional e internacional. A empresa está localizada no Estado de Goiás, com duas unidades agroindustriais: Cachoeira Dourada e Quirinópolis.

      A empresa que nasceu em 2011, elevou sua capacidade anual de processamento de 1,365 milhão de toneladas para 9 milhões de toneladas equivalentes de cana-de-açúcar, por safra. Juntas as Usinas São Francisco (USF) e Rio Dourado (URD), empregam mais de 3,5 mil pessoas, que atuam nas áreas agrícola, industrial e administrativa. Somos guiados por valores que incentivam em nossos profissionais o comprometimento com segurança, ética, desenvolvimento pessoal e de sua equipe.

      Temos o compromisso com a segurança do trabalho, em todos os processos e apostamos em alternativas energéticas de origem renovável. A colheita é 100% mecanizada, e disponibilizamos, em nossas áreas, uma estrutura permanente de combate a incêndio. O equilíbrio ambiental é uma das preocupações da companhia, que investe em projetos como o Margem Verde, que produz mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica para a recomposição de áreas degradadas.


Fotos


Vídeo


Linha do tempo | Marcos Históricos

Novos Negócios em Goiás

2004

Nos primeiros anos do novo milênio, o grupo sucroalcooleiro USJ, de Araras (SP), expandiu seus negócios para o Estado de Goiás.  O município de Quirinópolis, por sua localização privilegiada, foi escolhido para receber a nova unidade industrial do grupo.

Nova Usina

2005

Primeiro foi realizado a preparação das terras da Fazenda São Francisco II para a construção da nova usina. Pouco a pouco surgiram as primeiras edificações e em paralelo, iniciou-se um amplo processo de seleção e treinamento de pessoal para integrar o time de funcionários da Usina São Francisco (USF). No ano seguinte, começam as operações da unidade industrial para a produção de açúcar, etanol e energia elétrica. 

Ampliação da USF

2007

A empresa decide construir o segundo difusor na Usina São Francisco (USF). Dessa forma, a marca ampliou sua capacidade produtiva.  A empresa dá o primeiro passo para se tornar uma das maiores produtoras de bioenergia do Estado de Goiás.

Nova Unidade

2009

Com a finalidade de ampliar suas operações no Estado de Goiás, o grupo USJ iniciou a construção da segunda unidade industrial. A região escolhida foi Cachoeira Dourada, devido a sua proximidade com a USF, o que otimizou as operações agrícolas e industriais.

Joint Venture entre o Grupo São João e a Cargill

2011

Mais tarde, a necessidade de crescer para ampliar sua presença no mercado e intensificar as exportações levou o Grupo USJ a estabelecer uma joint venture com a multinacional Cargill, dando origem a SJC Bioenergia Ltda. Esta nova empresa controla a Usina São Francisco, em Quirinópolis e a Usina Rio Dourado, instalada no município de Cachoeira Dourada, ambas em Goiás. A SJC Bioenergia foi oficializada em setembro de 2011. A nova empresa une a experiência da Cargill na comercialização global de açúcar e etanol ao conhecimento do Grupo USJ na indústria canavieira, transformando-se em uma das mais relevantes indústrias do setor no Brasil.

Início das Operações da URD

2013

Em julho de 2013 foi inaugurada no município de Cachoeira Dourada/GO a Usina Rio Dourado, sendo a mais moderna do país. Esta planta se dedica a produção de etanol e energia elétrica.

Nasce a Unidade de Processamento de Grãos

2015

Com a finalidade de ampliar seu mix de produtos, a SJC Bioenergia constrói a Unidade de Processamento de Grãos, na Usina São Francisco. O objetivo é aproveitar a capacidade industrial já instalada e aumentar a produção de etanol da unidade e consequentemente gerar novos produtos com maior valor agregado. Em 2016, nasce a linha de alimentação animal - Flexy, com produtos ricos em proteína do milho.