Sustentabilidade

GESTÃO DE RESÍDUOS, EMISSÕES ATMOSFÉRICAS E EFLUENTES

      É realizado o gerenciamento adequado dos resíduos provenientes das atividades desenvolvidas pela SJC Bioenergia, abrangendo as etapas de armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, levando em consideração os requisitos legais aplicáveis ao tema. 

Cogeração de Energia (Bagaço da cana de açúcar)

      O bagaço da cana-de-açúcar é utilizado como biomassa para geração de vapor, parte do vapor produzido é consumido na produção do açúcar e do álcool e a outra parte é convertida em energia elétrica limpa e sustentável.
A energia produzida é utilizada pela SJC Bioenergia e o excedente é comercializado.

Reuso de cinza

      A cinza é o resíduo proveniente da queima do bagaço no processo de cogeração de energia elétrica e vapor. 
A SJC Bioenergia utiliza esse resíduo para aplicação no canavial como adubo por ser rico em nutrientes além de ajudar na redução da acidez do solo.
O reuso da cinza no solo garante benefícios para o plantio da cana-de-açúcar.

Compostagem

      Elimina o descarte dos resíduos orgânicos gerados nos refeitórios, transformando-os em adubo orgânico concentrado.

Fertirrigação

      É o reaproveitamento da vinhaça gerada no processo de fabricação do álcool e também do uso da água residuária, que é obtida após a limpeza dos equipamentos da indústria.  
      A SJC Bioenergia utiliza esses efluentes no cultivo da cana-de-açúcar, pois são ricos em matéria orgânica e potássio. Outro benefício do processo é a redução de aplicação de adubos químicos e diminuição da utilização da água captada de mananciais.